A história por trás dos questionários – Proust, Pivot e Actor’s Studio

Ver o primeiro episódio no ar foi maravilhoso! Melhor ainda foi receber o feedback de tanta gente querida. Nesse tópico, um dos comentários recorrentes foi sobre como escutar a gente respondendo os questionários tinha servido como inspiração para um momento de reflexão. Em resumo: muita gente acabou respondendo também.

Que bom! Ponto para o Livre. Mas você conhece a história por trás dos questionários?

Achamos interessante contar um pouco sobre eles aqui. Tem muita curiosidade por trás de cada um deles. Vamos lá!

1) Questionário do Proust

No fim do século XIX, Proust ainda era um adolescente. É neste período que encontra o questionário, sob o nome de “Confissões” no livro “Album to Record Thoughts, Feellings etc.” de sua colega Antoinette Faure (filha de um dos futuros presidentes da França). Essas “Confissões” estavam na moda na época eram uma mania vinda da Inglaterra e serviam para distrair e entreter. Ele respondeu o questionário duas vezes, uma durante a adolescência e outra na idade adulta.

proust-2

Foto: Open Culture

2) Questionário de Bernard Pivot

Bernard Pivot foi apresentador e entrevistador de TV francês. Daqueles bem importantes mesmo. Eu explico. Ele marcou gerações que assistiam seus  programas “Apostrophes” (Apostrófes) e o Bouillon de Culture (Caldo de Cultura).  Estes eram talk-shows literários e culturais, uma espécie de Roda Vida, mas muito melhor. 😉 Só para dar uma idéia Pivot recebeu no seu programa personalidades como Milan Kundera, Umberto Eco, Marguerite Youcenar, Godard, Mastroianni etc. Até o Charles Bukowski passou por ali. No final de cada programa, ele fazia o questionário inspirado naquele do Proust, o que virou uma marca registrada do seu show.

Esse é um dos episódios clássicos em que Charles Bukowski é o convidado, mas acaba por deixar o programa bêbado (1min). É surreal!

3) James Lipton no Inside Actors Studio

James Lipton é “o” rosto da escola de Teatro de Nova York (Pace University), o Actors Studio. Ainda hoje ele ocupa o cargo de reitor emérito. É o criador, apresentador, diretor etc. do programa “Inside Actors Studio” veiculado pela Bravo TV. O programa estreiou em 1994 e está no ar até hoje. Cada programa é dedica a entrevistar um ator de peso. Cenário escuro, duas cadeiras e uma conversa estimulante. Um clássico!

O programa sempre termina com um bate-bola inspirado no questionário de Pivot, que foi inspirado no de Proust, e nos inspiraram. Ciclo dos questionários!

Anúncios

Sinta-se "Livre" para deixar um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s